sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Novidades... muitas novidades


Bom gente, eu sei que estou sumida há bastante tempo. E vou confessar que desta vez não foi só a falta de tempo de me afastou do blog, pois muitas vezes tive a oportunidade de escrever, porém quando parava pra fazer isso, faltava inspiração. Estranho isso, pois inspiração pra escrever é o que eu sempre tive, mas não sei o que andou acontecendo comigo, que simplesmente perdi a vontade. Não queria desistir do blog, então resolvi apenas dar um tempo até a inspiração aparecer novamente. E ela apareceu.....


Também pudera né, o assunto do post de hoje é mais um daqueles, repletos de novidades, alegrias, anseios, angústias....

A novidade é que ESTOU GRÁVIDA. Sim.... gravidinha de 8 semanas. 

Mesmo sem fazer os testes eu já tinha certeza, pois meu corpo deu seus sinais. Mas resolvi fazer o teste de farmácia na véspera do dia dos pais, pra poder ter certeza ao dar a notícia pro papai Amaral. Ele saiu pra trabalhar e, em casa, sozinha eu fiz o teste e, batata: positivo. Confesso que na hora que vi os dois traços no marcador não fiquei surpresa, pois como já havia comentado, eu já tinha certeza.

Naquele dia tínhamos uma festa pra ir, então resolvi segurar a língua e não falar nada pro Amaral. Queria que a notícia fosse especial pra ele, então escrevi uma cartinha de dia dos pais e deixei em cima da cama com um presentinho e quando chegamos da festa de madrugada (já era domingo de dias dos pais), ele entrou no quarto e leu que havia recebido um belo presente de dia dos pais. Deixei ele sozinho enquanto lia e fui pra nossa área dos fundos, e de repente o vejo com os olhos cheio de lágrimas, vem me abraçando e beijando minha barriga. Felicidade total, mas optamos por não contar nada à ninguém antes de fazer os primeiros exames. E a semana seguinte seguiu assim, com consultas e exames de sangue. A primeira eco optamos por fazer na outra semana, pra dar tempo suficiente de vermos um embrião maduro, já com batimentos.

A felicidade era tanta em saber que aqui dentro tem um novo coração batendo, que as dificuldades que já passamos parecem que ficaram abafadas. Confesso que eu sentia um certo frio na barriga cada vez que eu ia ao banheiro, mas estava tudo indo muito bem. Então chegou o dia da formatura da minha irmã, a festa estava linda, bombando, e no final, quando estava só a família e os mais íntimos, o Amaral resolveu pegar o microfone e anunciar a gravidez. Nossa, quanta emoção: meu pai caiu sentado no chão chorando, minha irmã, minhas cunhadas e minha melhor amiga (todas dindas) se penduraram no meu pescoço vibrando e comemorando. Minha mãe me abraçava e gritava de alegria. Foi um momento tão feliz, que todo mundo que estava na festa chorava de alegria com a gente. 

Seguimos naquele final de semana comunicando ainda algumas pessoas importantes e confesso que fiquei decepcionada com a reação de alguns, que me disseram que eu devia esperar pra contar, afinal, não sabia se estava tudo bem e como era muito recente, eu poderia perder de novo. Poxa, precisam me lembrar do que eu já passei??? Eu sei o quão doloroso foi ter perdido uma gestação e mais ainda ter enterrado um filho recém nascido, e não era justo tirarem de mim a alegria do momento que eu estava vivendo. Confesso que pensei sim em não contar nada e aguardar passar as 12 semanas, mas independente do que acontecer, eu estou gravida sim, e as pessoas que gostam da gente podem compartilhar desse momento de felicidade junto de nós. Além do mais, se algo sair errado, mesmo assim não seria motivo pra esconder. Olho grande e inveja não me pegam e se alguém tem esse tipo de sentimento por mim, vai se ferrar, porque é Deus quem me protege, e Ele está do meu lado sempre, aconteça o que acontecer.

Chegou então o dia da primeira eco. Como fiz várias na gravidez do João Pedro, já sou craque em desvendar as manchas do US. Imediatamente percebi que haviam batimentos cardíacos e isso me deixou muito feliz. Quando o médico colocou volume para que pudéssemos ouvir, eu não aguentei a emoção e chorei, chorei de felicidade de ver uma nova vida pulsando dentro de mim, e quando olhei pro Amaral, ele também estava chorando. O médico brincou com a gente, desejou felicidades e enfim ficou constatado: gestação única, embrião de 6 semanas e 3 dias, com 6mm, bem implantado ao útero e com batimentos cardíacos presentes. Nossa, ler o laudo da eco me deu vida, fé, esperança de momentos felizes.

Porém, como de praxe, tudo na minha vida é na base do susto, e naquele mesmo dia à noite, tive um sangramento. Não quis acreditar quando senti algo quente nas minhas pernas, e quando confirmei o que era, corremos pra emergência do Hospital Moinhos de Vento. Diferentemente das outras duas gravidez, desta vez fiquei um pouco mais tranquila, afinal, já passei por isso e sei que o que é meu está reservado, e que se for pra ser será. Claro que estava angustiada, não queria que aquilo estivesse acontecendo, mas já que estava, eu não podia entrar em pânico. Nessas horas, o equilíbrio espiritual tem me ajudado muito.

Bom, chegando ao hospital, me examinaram e constataram que estava tudo bem com o embrião. Da manhã até a noite já tinha crescido 1mm (normal para um dia nesta fase da gestação), permanecia com batimentos cardíacos, continuava bem implantado, o colo do útero estava bem fechado e resistente e não havia sinal de que meu corpo quisesse expelir. A única coisa que apareceu, foi um pequeno hematoma uterino, que pode ser caracterizado com um leve descolamento de placenta. Tinha 0,6cm de diâmetro, o que  é quase nada pelo que a médica falou. Porém, mesmo sendo pequeno, os cuidados precisam ser tomados, ainda mais quando a gestação é tão inicial.

Então a médica (que coincidentemente foi a mesma que me recebeu no parto do JP e a mesma que me recebeu quando tive que fazer a curetagem na segunda gestação) me recomendou repouso absoluto e aplicação do hormônio Ultragestan 200mg intravaginal. Esse hormônio é auxiliar na manutenção da gestação, reforça o cólo do útero e aumenta os níveis de progesterona, hormônio feminino que segura a gravidez. A médica me disse ainda que eu deveria seguir com sangramento pela próxima semana, mas que eu deveria observar, pois tinha que ser sangramento de cor escura. E foi exatamente isso que aconteceu. Tive bem pouco sangramento nos 3 dias que seguiram, depois parou e não sangrei mais. Fiz o repouso que a médica recomendou e aguardei a data da minha consulta com meu obstetra pra ouvir dele quais os próximos passos.

Consultei com ele na última quinta-feira, e como não tinha mais nada de sangramento, estava certa de que ele me liberaria para o trabalho. Porém ele foi taxativo: "não senhora, te quero de repouso por um bom tempo." Nossa, até me assustei, pois na gravidez do João Pedro, quando eu parava de sangrar, a médica (aquela dita que não apareceu no parto) mandava eu retornar ao trabalho. Então meu médico foi muito esclarecedor e me disse que não quer dizer que pq eu não estou mais sangrando, que o hematoma não permaneça no útero, e se fizer esforço nesse período, pode voltar a sangrar e ter que ficar muito mais tempo de repouso. Entendi e aceitei tudo que ele me explicou, afinal, ele estoudou pra isso né...

Só fiquei angustiada pq ele me pediu pra repetir a eco só daqui 15 dias, meu Deus, é muito tempo até ouvir o coraçãozinho de novo. Pra mim que sou ansiosa e quero ter certeza que tudo está bem, isso é uma eternidade. Mas ele me explicou os motivos e realmente é melhor. Ele me deixou bem tranquila, disse que se eu não estou mais sangrando e não tenho cólicas, é pq está tudo bem com o bebê. Então se ele diz.... tenho que acreditar. Mas que estou louca pra fazer esse exame de uma vez, ah estou.... mas tenho que aguardar até dia 11.

Enquanto isso sigo de repouso, usando Ultragestan e rezando muito pra que tudo dê certo e dessa vez possamos ter um final feliz e lá em abril possamos trazer esse bebezinho pra casa e tê-lo em nossos braços com muita saúde.

Assim peço aos amigos que acompanham a minha história, que sabem da minha luta para ter um filho e principalmente àqueles que torcem por mim, para que em seu momento de fé, façam uma oração por nós. Como diz minha amiga Débie "uma oração é pouco pra quem faz, mas muito pra quem recebe".

Então é isso... espero voltar em breve com ótimas notícias.

Abraço a todos