sábado, 6 de outubro de 2012

Sensação melhor não há

E então... chegou dia de fazer ecografia.
 
Nossa que ansiedade que dá esperar a cada dia de fazer exames. É uma curiosidade de saber se está tudo bem, de poder ver o quanto o bebê evoluiu... fazer eco é ficar mais próxima do bebê. Se eu pudesse eu comprava um aparelho de ultrassom pra ficar em casa vendo o bebê o tempo todo hehehe.
 
O meu médico me solicitou uma Ecografia Obstétrica de Rastreamento Cromossômico de 1º trimestre. O nome é um pouco assustador, mas pedi pra ele me explicar o que era isso e ele me disse que habitualmente, nesta etapa da gestação, todas as grávidas fazem eco de translucência nucal, que identificam a possibilidade de síndrome de down, mas como eu já tive um histórico de perda gestacional e HDC, ele queria um exame mais detalhado. Então ele pediu o rastreamento cromossômico que além da síndrome de down, identifica outras duas: patau e edward, ambas incompatíveis com a vida.
 
Eu estava tão curiosa pra ver o bebê, que nem sequer me passou pela cabeça a possibilidade de ser identificado algum problema. Até eu me espantei de mim mesma. Está sendo tão diferente das outras vezes, que desta vez parece que o medo não faz parte da nossa vida. Coisa maravilhosa isso.
 
Então lá fomos nós fazer o exame, todos felizes e faceiros e só na hora de dar entrada no guichê que foram me avisar que aquele exame não tinha cobertura pelo meu plano. O que??? Nossa, fiquei louca, querendo entender o que estava acontecendo. Foi tanta confusão quem nem merece ser comentado aqui no blog. Por fim, não consegui realizar o exame pela Unimed e tive que desembolsar. Fiquei muito indignada, na hora não queria pagar, queria brigar pra que o plano cobrisse, fico louca com essas coisas, mas pensando no bem do bebê e na importância desse exame, arcamos com um valor que não tínhamos disponível. Tudo pelo bebê.
 
Mas por fim, fizemos o exame e foi uma alegria poder aquele serzinho de mexendo dentro de mim, chutando, batendo perninhas, mexendo os bracinhos e colocando a mãozinha na boca. Tão pequeninho, apenas 6,5 cm mas com uma vitalidade... Coisa mais fofa. E mesmo não estando encucada com o que poderia dar de resultado, foi um alívio quando a médica disse que estava tudo bem, dentro da normalidade. Ela disse que o bebê está em perfeito estado e muito saudável pelo que se pode ver até o momento.
 
Falamos pra ela sobre a HDC, então ela fez um exame mais detalhado, identificou o posicionamento dos órgãos internos e constatou que pulmões, coração e estômago estão perfeitos em seus devidos lugares. Isso me deixou mais aliviada ainda. Ela nos explicou que isso não quer dizer que não tenha HDC, pois em muitos casos a herniação só ocorre no final, dependendo do tamanho da hérnia, mas que até o momento, tudo estava perfeito.
 
Há sensação melhor do que essa? Eu desconheço.
 
Perguntamos pra médica se era possível identificar o sexo, e ela nos explicou que com 12 semanas os órgãos já estão formados, mas muitas vezes, ainda não estão aparentes. Mesmo assim ela tentou e tinha um situação favorável, pois o baby estava de pernas aberta e o cordão umbilical não atrapalhava. Ela olhou, olhou e disse: “não vejo nada no meio das pernas”. Aí perguntei pra ela se era menina e ela disse de novo, com um ar risonho “por enquanto é só o que eu posso dizer: não vejo nada no meio das pernas”.
 
Fiquei com a sensação de que ela deixou uma afirmação no ar, mas como ela mesma disse, não tem como afirmar agora. Então o negócio é esperar mais um mês pra então confirmar. Tomara que dê pra ver né....
 
Independente do que seja, o fato de estar em perfeita saúde é o que mais me deixa feliz. Ver que o bebê que estou gerando está crescendo saudável, não tem preço.
 
Gravamos o exame, e em casa fiz um condensado das principais imagens, onde dá pra ver direitinho as mãozinhas, pezinhos, narizinho, além dos muitos chutes e mexidas... Não vejo a hora de sentir mexer.


 

 

5 comentários:

  1. Oiii Grayce, também estou na mesma situação que a sua, fiz esse exame também! Engraçado que eu também tenho a Unimed e ela cobria esse exame, lá no Centro de Diagnóstico da Unimed no Moinhos ou no Shopping Total. Estou com 24 semanas de gestação e há 5 anos atrás como você também perdi minha filhinha após o parto por causa da HDC. Estou fazendo minhas ecografias com o Dr. Eduardo Becker. Um grande abraço e fé e força pra gente! Taís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatá, não sabia que vc estava grávida. Parabéns! Fico tão feliz quando sei de alguém que está vivendo a mesma felicidade que eu. Lembro da sua historia, acho até que chegamos a conversar. Vc é de Torres não é?

      Foi lá no CDI do Moinhos mesmo que fui fazer, só que minha Unimed é Vale dos Sinos, daí não dá essa cobertura, só que só me avisaram na hora, sendo que eu perguntei antes. Meu médico recomendou o dr Eduardo Beker tbm, mas é praticamente impossível conseguir agenda com ele. Tentei marcar a morfológica no final d novembro e já não consegui agenda. O cara é muito procurado...

      Desjo muito sucesso na sua gravidez.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Grayce, conversamos um pouco sim. Sou natural de Torres, mas moro em Porto Alegre há 9 anos.
      O Dr. Eduardo Becker é muito procurado mesmo, pra ti ter uma ideia em maio eu marquei a morfológica do 2º trimestre agora pra outubro. Ele atende na Ecofetal, e lá consegui fácil marcar pela Unimed uma eco obstétrica normal. O cara é bom mesmo. Um grande abraço, sucesso e alegrias!!

      Tô na torcida por vocês!!!

      Excluir
  2. Aiii Grayce que coisa mais boaaaa!!! Guria é um alívioooooo ouvir essas noticias maravilhosas e há de ser assim até o fimmmmmm!!

    Beijaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débie, nem me fale. Não tem preço ouvir que está tudo bem.... Se Deus quiser desta vez tudo vai dar certo.

      Beijos

      Excluir

Obrigada por comentar.
Fique atento(a), pois respondo os comentários no próprio comentário.
Abraço, fique com Deus