quarta-feira, 28 de março de 2012

O que não dizer a quem perde um bebê

Semana passada saiu no site da revista Pais & Filhos uma reportagem sobre “Como ajudar um casal que acabou de perder um bebê?”
(http://revistapaisefilhos.com.br/so-no-site/paola-di-cola/como-ajudar-um-casal-que-acabou-de-perder-um-bebe). Li e recomendei o link pelo facebook, pois achei a reportagem muito interessante. 

Vi que a autora da reportagem também tem um blog, e resolvi visitar. No blog dela, a reportagem era mais completa e mais interessante ainda.  
(http://gentedefamilia.blogspot.com.br/2012/03/como-ajudar-um-casal-que-acabou-de.html).  Recomendo a todos...

Vi naquele texto muitas coisas que aconteceram comigo, muitas coisas que me disseram e que eu odiei, que me deixaram mal, e principalmente, que me fizeram sofrer. Ainda hoje algumas pessoas me dizem coisas meio (totalmente) sem noção, mas como já estou mais forte, quase sempre consigo driblar a raiva que sinto na hora. Outras vezes percebo que as pessoas evitam tocar no assunto, só que muitas vezes tratam como se nada tivesse acontecido, principalmente como se meu filho nem tivesse existido. Diante disso resolvi escrever um post com a minha opinião sobre  “o que não dizer a um casal que perdeu um bebê”
1)      Tu quem que ser forte
Quando se vai a um velório (aí não precisa nem ser só de filho), não vai adiantar nada dizer à pessoa que está sofrendo que ela tem que ser forte. Numa hora dessas a melhor coisa é não dizer nada. Não há nada que seja dito que vai amenizar a dor da perda de quem se ama. Dizer isso dá a sensação de cobrança, de que não se pode desmoronar. Alguém consegue não desmoronar diante da morte de um filho???
2)      Tu precisa descansar
Ainda falando na ocasião do velório... O que eu mais queria era poder ficar o maior tempo possível ao lado do meu filho, mas tinham várias pessoas que insistiam em me mandar deitar e descansar. Dane-se o cansaço. Pais que perdem filhos não estão preocupados se estão cansados ou não, na verdade, diante de toda a situação o nosso maior desejo e morrer, então estar cansado não é nada. Qualquer tempo que se passe junto do filhos, mesmo nesta ocasião, é um tempo ganho. Então não diga à pais que enterrarão seu filho em algumas horas que eles precisam descansar.
3)      Logo vocês terão outro
Com certeza o que mais esses pais desejam é ter outro filho (ou outros), mas jamais  um outro filho substituirá um que os deixou. As vezes as pessoas pensam que se eu tiver outro filho, vou esquecer tudo que aconteceu e viverei normalmente dalí em diante. Acredito sim que um outro filho trará alegrias, mas nunca apagará todo o que se passou.
4)      Mas do que teu filho morreu?
É natural que as pessoas perguntem sobre o bebê, afinal, viram a mulher grávida e de repente não vêem mais a barriga. Aí surge aquela perguntinha “e o bebê, como está?”. Já é difícil pros pais responderem essa pergunta, e se ela vier seguida de um “porque?” pior ainda. Numa situação dessas, o melhor a fazer é se desculpar, dizer que sente muito (se realmente sente) ou até mesmo não dizer nada. A curiosidade é intrínseca ao ser humano, mas numa hora dessas, ela deve ser engolida.
O mesmo acontece no caso de perda do bebê na gestação. Não queira saber o por quê. 
5)      Melhor assim, no início
Quando a perda acontece na gestação, muitas pessoas acham “melhor” perder no início do que no fim. Em hipótese alguma existe um “melhor” nessa situação. A perda é dolorida independente de quando tenha sido. Outra coisa comum de dizerem é, no caso de morte de um bebê nascido “pensa bem, melhor assim, que vocês não tiveram tempo de conviver”. Melhor???? Não existe um época “melhor” para perder um filho.
6)      Melhor assim, talvez nascesse uma criança com problema
Não há compensação para isso. Independente de se ter um filho com problema ou não, é filho. Ou será que porque “seria” uma criança com problema, pode morrer que ninguém vai sentir?
7)      Porque vocês não adotam?
O meio como um casal resolve ter um filho não importa, mas quando recentemente houve a perda, tanto de um bebê nascido quanto na gestação, sugerir adoção é o mesmo que disparar um certificado de “incapacidade”. Quem está sofrendo a dor da perda, ouve isso como um “já que tu NÃO CONSEGUE ter filhos mesmo, adota, assim resolve”. Nada contra adoção, muito pelo contrário, sou completamente favorável e adepta, porém nesta ocasião, acho desnecessário esse tipo de comentário.   
8)      Será que é a “mistura” de vocês que não dá certo?
Se um casal tentou ter um filho de forma natural, significa que eles não sabem se a “mistura” dá certo ou não. Esse tipo de pergunta sugere a insinuação de que um dos dois é o “culpado” pela gestação não ir adiante ou pelo bebê ter nascido com algum problema.
9)      Alguém na tua família já perdeu também?
Isso também é uma insinuação de “culpa”. Como se dissessem “vai investigar se tua família não tem problema e passou pra ti”.
10)   Quando vocês vão tentar de novo?
Natural as pessoas quererem saber se o casal está tentando ou, pelo menos, pensando em tentar novamente, porém dependendo de como a pergunta é feita, pode soar como uma pressão, e ninguém gosta de ser pressionado, principalmente se a perda é recente.

Estas são as coisas que eu mais ouvi, e ainda ouço. Mas tem muito mais situações de coisas que foram ditas que me machucaram, doeram e ficaram entaladas.

A morte de uma criança não é uma coisa comum, pelo menos não habitual, e isso faz com que as pessoas tenham curiosidade. As pessoas são atraídas e se interessam por aquilo que causa dor no outro e a mídia está aí pra incentivar, afinal, só se vê tragédia nos noticiários de TV.

Quando as pessoas falam esse tipo de coisa, na maioria da vezes estão falando com a melhor das intenções, porem há formas e FORMAS de falar, sugerir e questionar alguma coisa. Só que numa situação dessas, a pessoa que está sofrendo a perda não tem capacidade de entender a “boa intenção” do outro e acaba sofrendo. Então, com intenção de “ajudar”, tem gente que acaba piorando as coisas.

Como eu comentei no início, resolvi dar a MINHA opinião sobre isso, ou seja, dar a minha versão de interpretação dos fatos. Mas conversando com algumas pessoas em mesma situação, percebi que muitas relatam a mesma percepção. Então, se você que leu este post, algum dia se deparar com algum casal que perdeu um filho, cuide para que na sua boa intenção, de prestar solidariedade, não acabe causando uma dor maior ainda em quem já tem motivos suficientes pra sofrer.

Num próximo post conto algumas coisas absurdas que me falaram nestes últimos 15 meses.

Abraço a todos.

2 comentários:

  1. Ola Grayce,tu sabe que eu estou passando por isso,esta mania que as pessoas tem de dizer algo para tentar me confortar.
    Já tentei engravidar varias vezes,fiz dezenas de exames,e deu tudo ok comigo e com meu marido,mas nada,nada de eu consegui engravidar.
    Mas as pessoas ficam metendo pressao,assim mesmo como vc colocou no post,isso me deixa muito chateada,dizendo que a melhor maneira e adotar,mas eles nao entende que eu nao quero assim,que eu quero um meu e que eu vou esperar o tempo que for para a chegada deste dia tao especial...
    Olha tambem quero te dizer que eu sinto muito o que aconteceu com vc,mas te desejo toda a força do mundo,que vc tente ser muito feliz,e diser que depois que eu te "conheci" eu mudei muito a maneira de ver a vida e que eu apenas quero so "mais um dia".
    BJUS E FICA BEM.





    Le depois apaga!

    ResponderExcluir
  2. Oiii Grace, tudo bem ? ...é a primeira vez que comento no seu blog, mas a acompanho desde sempre, e alias vc esta bem sumidinha hein! rs....
    Bom te escrevo para contar um sonho que tive com vc dias atras (incrivel como o mundo real e virtual se misturam neh rs)... vc ia na minha casa , conhecia minha familia , conversavamos muito , e derrepente voce viravá um bebe em meu colo ,era uma menina , linda ,antes disso o sonho era confuso , as vezes seu pai tambem aparecia no sonho e voces falavam que queria destruir com meu pai .... depois disso tudo ficava calmo e tranquilo ....bom isso faz uns 15 dias , fiquei sem saber se devia te contar ou nao , mas desde entao sonhos parecidos e sempre com uma menina...já tenho um principe de 9 anos , e no momento nao pretendo ter outro ...rs... nao sei como interpretar ou se tem algum significado, mas mesmo assim quis te contar :) meu email é dhanylg@yahoo.com.br ....um forte abraço ...espero que esteja bem

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Fique atento(a), pois respondo os comentários no próprio comentário.
Abraço, fique com Deus