quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Um dia especial

O fim do ano está se aproximando, e com ele as lembranças do final do ano passado vêm a toda na minha cabeça. Desde o dia 19/10 deste ano, todos os dias eu penso: “bah, hoje faz um ano de tal coisa”, ou “há um ano tudo era diferente”.

Sinceramente não gosto muito de ficar relembrando esse um ano de momentos tristes, mas infelizmente essas lembranças brotam na minha cabeça..

Porém em meio a toda a tristeza que passamos desde que descobrimos a HDC do João Pedro, ainda assim aconteceram coisas boas: eu conheci o centro espiritual Boa Nova e passei a freqüentar assiduamente (pelo amor ou pela dor, é assim sempre...), neste período conheci também pessoas que se empenharam em nos ajudar, como o Dr Lionel, cirurgião que faria a operação do JP. Mas dentre essas poucas coisas boas que conquistei nesse período, há uma muito especial, uma coisa que considero um grande presente.

Hoje, dia 17/11/11 faz um ano que conheci a Débie. Já falei dela várias vezes tanto neste, quanto no blog do João Pedro, mas o dia em que nos conhecemos é um dia que merece ser relembrado.

A Débie é mãe da Cecília, que também teve HDC, mas graças a Deus conseguiu superar as dificuldades e hoje vive muito bem. Nesta época ano passado, a C como é carinhosamente chamada, estava na UTI no Moinhos se recuperando e eu e meu marido estávamos começando a nossa luta.

Quando fomos conhecer a UTI do hospital, a Dra Desiré e a Enfa Andréia conversaram muito com a gente e depois nos apresentaram a Débie e o Rafa. Nooooossa, poder conversar com alguém que já havia passado por situação igual foi tão confortante, nos deu tanta confiança de que tudo daria certo.

Conversamos tanto, descobrimos tantas afinidades, tantas coisas em comum que não queríamos mais ir embora, tanta era a minha vontade de ficar perto deles. Mas quando nos despedimos, comentei com o Amaral “eles são bem como a gente, arranjamos amigos na serra agora”. Mais tarde fui saber que a Débie disse o mesmo ao Rafa.

Daquele dia em diante, a Débie passou a ser assunto diário, falava pra todo mundo sobre ela e sobre a C.

Nunca imaginamos que nos veríamos tão depressa.... dia 02/12, quando o João Pedro nasceu, a C ainda estava no hospital, porém já no quarto e casualmente o Amaral e o Rafa se encontraram nos corredores do hospital.

No dia seguinte, a Débie foi me ver no quarto, mas infelizmente quando ele chegou as notícias já não eram boas. Tudo de pior já tinha acontecido. Lembro da cara de espanto dela quando me perguntou “se o meninão já havia chegado” e eu respondi “ chegou e já se foi”... Nossa, o abraço que ela me deu foi tão forte, tão amigo que senti naquele momento que de verdade tinha ganhado uma amiga. Ali foi mais um dos momentos em que a Débie foi muito especial pra mim.

Estava só com minha mãe e minha irmã no quarto aguardando a liberação da papelada e a Débie foi uma companhia especial: ficou com a gente um bom tempo e por alguns momentos me fez distrair a cabeça de tudo que estava acontecendo.

Mais uma vez nos despedimos e achei que aquela seria a última vez que a veria. Porém segui acompanhando a evolução da C pelo Orkut. Via as fotinhos, de vez em quando mandava um recado e a Débie sempre me respondia.

Fomos ficando mais próximas, mesmo que virtualmente, até que mais uma vez a Débie foi fundamental na minha vida: ela me mandou um e-mail falando que havia feito um blog para contar a história da C.

Naquele dia vi que tínhamos mais alguma coisa em comum. Pensei que assim como foi importante pra mim, ter alguém pra conversar sobre HDC, que isso seria importante pra outros pais. Mesmo que a história do JP não tenha tido o mesmo final que a da C, mas que seria importante falar da luta dele e mostrar que é possível, por mais difícil que seja.

Então, motivada pela Débie, criei o blog do João Pedro e através do blog, iniciei uma luta pra auxiliar mamães que tenham a infelicidade de passar por tudo isso.

E desde então, eu e a Débie nunca mais deixamos de manter contato. Nos falamos praticamente todos os dias e a presença dela da minha vida é tão forte que até minhas amigas me perguntam dela de vez em quando.

Este ano, no dia dos pais, eu e minha família fizemos um passeio que passava pela cidade dela, e fiquei muito contente quando ela, o Rafa e a C foram ao nosso encontro. Quando nos vimos, parecíamos amigas de infância matando a saudade.

Durante este ano, descobrimos tantas coisas em comum, tantos gostos e desgostos iguais, que me atrevo até a dizer que somos mais do que amigas, que somos irmãs de coração, unidas por um mesmo laço.

Enfim.... sem me prolongar de mais.... queria escrever um post especial pro dia de hoje, pois quero que fique registrada a minha alegria em ter conquistado mais uma amiga.

Débie, amiga querida...
Quero te agradecer por tudo que tu fez e faz por mim. Tu não tens idéia do quão especial tu és pra mim. Naquele dia 17/11/2010, Deus cruzou os nossos caminhos com certeza por algum objetivo muito especial. Como tu mesma falou pra mim “Deus escreve certo por linhas tortas”. No nosso caso, com certeza, pelas linhas mais tortas possíveis.... quem imaginaria fazer amizade em uma UTI Neonatal???

E complementando a tua frase, eu reforço dizendo que “nada é por acaso”. Hoje somos amigas, unidas por uma mesma causa: ajudar mamães a enfrentar o dilema da HDC. E te digo com conhecimento de causa, que tu faz esse papel perfeitamente.

Bom, se deixar por mim, fico escrevendo até amanhã.... Enfim.... deixo aqui uma mensagem, escrita por Merlyn Monroe...

“Algumas vezes na vida, você encontra uma amiga especial. Alguém que muda sua vida simplesmente por estar nela. Alguém que te faz rir até você não poder mais parar. Alguém que faz você acreditar que realmente tem algo bom no mundo. Alguém que te convence que lá tem uma porta destrancada só esperando você abri-la. Isso é uma amizade pra sempre. Quando você está pra baixo e o mundo parece escuro e vazio, sua amiga pra sempre te põe pra cima e faz com que o mundo escuro e vazio fique bem claro. Sua amiga pra sempre te ajuda nas horas difíceis, tristes e confusas. Se você se virar e começar a caminhar, sua amiga pra sempre te segue. Se você perder seu caminho, ela te guia e te põe no caminho certo. Sua amiga pra sempre segura sua mão e diz que vai ficar tudo bem. Sua amiga é pra sempre, e pra sempre não tem fim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.
Fique atento(a), pois respondo os comentários no próprio comentário.
Abraço, fique com Deus