domingo, 26 de fevereiro de 2012

Hoje chorei de saudade

Hoje eu estava fazendo uma coisa nada comum: assistindo Esquenta da Regina Casé e ouvindo pagode e funk. Por favor.... tudo que eu detesto (Regina Casé, pagode e funk), mas como não tinha nada melhor na TV, era isso ou nada.
Mesmo sendo um programa que não curto, ainda assim aprendi algumas coisas, e confirmei aquilo que eu já sabia: a gente sempre pode aprender mais.

Estava vendo o filho do gordinho do Exalta Samba cantar (nem sei o nome dele), me emocionei ao ouvir a letra da música e acabei chorando. Toda vez que vejo alguma declaração de amor entre pais e filhos, é impossível não lembrar do João Pedro. Sempre acabo lembrando que ele poderia estar aqui e acabo pensando que ele já podia estar caminhando, falando suas primeiras palavras, fervendo por aí... Impossível não pensar nessas coisas. Chorei de saudade, saudade das coisas que não vivi e que não sei como são de verdade. Esquisito sentir isso.... mas chorei de saudade. Em quanto eu chorava, o Amaral me abraçava e chorava junto. Não era aquele choro desesperador, apenas um choro de saudade, um choro de “não há o que fazer”... Logo nos recompomos e seguimos assistindo TV.

Em seguida apareceu um mulher linda, que eu não sei quem é, mas ela passou poucas e boas depois de sofrer um acidente e ficar 3 anos sem andar. Mesmo assim ela superou todas as dificuldades, teve 5 lindos filhos e hoje esta bem, se recuperando a cada dia do trauma que sofreu há 27 anos. Fiquei impressionada com a força de vontade daquela mulher e me vi nela em alguns momentos, principalmente quando ela começou a narrar a sequencia de fatos de superação: “primeiro eu quis andar, depois eu quis andar direito, depois eu quis andar sem apoio, depois eu quis andar rápido, depois eu quis correr...” e assim por diante.... Me vi nela, com determinação e disposta a superar cada fase difícil e sempre buscar um depois.

Mas o que mais me marcou foi uma frase que ela disse: “A DOR É INEVITÁVEL, MAS O SOFRIMENTO É OPCIONAL”. Nossa... que frase! Acho que até hoje eu não tinha ouvido uma frase tão perfeita que retratasse tudo que aprendi. Isso é a mais pura verdade. 

A dor da saudade eu vou sentir pra sempre, e hoje mesmo me perguntei se isso um dia vai passar (mesmo já sabendo que não passa), mas não posso é me permitir sofrer pra sempre, pois uma pessoa que sofre, não vive, e eu quero viver. Quero viver pra poder usufruir de tudo que me foi destinado, quero aproveitar cada oportunidade da vida e fazer disso a escola da minha evolução. Doer, vai doer, mas com o tempo vou aprendendo a não sofrer mais e a viver somente com as lembranças.

Um comentário:

  1. Nem sei q falar amiga... Tento me colocar no teu lugar, mas é impossivel... A saudade vai existir pra sempre, mas a vida vai seguir...

    Beijao

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Fique atento(a), pois respondo os comentários no próprio comentário.
Abraço, fique com Deus