segunda-feira, 11 de julho de 2011

Um momento para comemorar

Depois da passagem do João Pedro pela nossa vida, eu tive muitos momentos de altos e baixos, na verdade ainda tenho, mas hoje tenho conseguido controlar melhor meus sentimentos.

Um dia, lá no início do ano, sonhei com o João Pedro e me acordei com uma sensação muito boa, uma sensação de paz, felicidade, uma coisa boa que me dizia que eu tinha muitas coisas boas na vida e que tinha que comemorar. Conversei com o Amaral sobre isso e chegamos à conclusão de que deveríamos comemorar o nosso casamento.

Nós nos casamos em fevereiro de 2006, apenas no civil, e neste ano completamos 5 anos de união.  Diante de tudo que se passou, optamos em não apenas “comemorar” nosso casamento... Decidimos nos casar na igreja.

Que mulher não sonha com esse momento??? Mesmo não sendo como eu sonhava há alguns anos atrás, ainda assim estaria realizando um sonho.

Fomos então até a igreja conversar com o padre pra saber se ele aceitava fazer a cerimônia. O Padre Adilson sempre foi conhecido por ser muito rígido, então pensamos que talvez ele não fosse aceitar, visto que nós já vivíamos juntos há bastante tempo. Só que pra nossa surpresa, quando falamos com ele, ele ficou tão feliz, tão emocionado, que pulava de alegria.  Não só ele aceitou fazer nosso casamento como nos deu de presente a decoração da igreja.

Marcamos a data para 21 de maio deste ano, então tínhamos tempo de nos organizar.

Quando decidimos fazer nosso casamento no religioso, optamos por não fazer festa. A idéia era apenas receber as bençãos de Deus e reunir nossos verdadeiros amigos (aqueles que estiveram conosco no momento mais difícil da nossa vida) em um momento de alegria. Sentia vontade de retribuir o carinho dos nossos amigos e pensamos que esta seria uma boa maneira. Então faríamos apenas um coquetel e um bolo.

Algumas pessoas me perguntaram “e tu resolveu casar mesmo depois de tudo isso que aconteceu?”. Impressionante como as pessoas gostam de julgar né????

O objetivo deste casamento era muito mais do que simplesmente ter uma festa... precisávamos de um encontro com Deus, uma benção. As pessoas costumam dizer “bem casado é quem bem vive”. Concordo. Mas nesse momento, precisávamos dessa benção. Eu precisava ter momentos de alegria pra amenizar os momentos de sofrimento.

Nas semanas que antecederam o casamento meus sentimentos se conflitavam o tempo todo. Eu estava feliz por este momento maravilhoso que estava acontecendo em minha vida, mas ao mesmo tempo estava triste, sentindo um vazio por dentro, como se o meu coração não estivesse presente.

Eu e o Amaral sempre dizíamos que quando tivéssemos nossos filhos, nós nos casaríamos na igreja e eles entrariam com nossas alianças. Foi muito difícil pra mim, saber que nós tínhamos um filho, mas que ele não podia entrar levando nossas alianças. Minha cabeça ficou muito confusa neste período. Era toda essa bagunça de sentimentos, fora outros acontecimentos que contarei em posts mais adiante.

Mas independente deste misto de sentimentos, eu sentia muita vontade de realizar esse casamento e comemorar. Mas como????

Quando começamos a contar pros nossos amigos, todos ficaram muito felizes. Felizes de verdade, pois eu via a emoção no olhar das pessoas quando falamos do assunto. E acabava que todo mundo perguntava da festa. Aí quando diziamos que não faríamos festa vinha aquela frase de decepção “ah não, tem que ter uma festa”.

Não tínhamos como fazer uma festa. Pra isso precisavamos de dinheiro, e nós não tínhamos recursos destinados pra esse fim, afinal, decidimos tudo de última hora, sem grandes preparações. Então começamos a pensar em como poderíamos fazer algo que não custasse caro. Já que o principal objetivo era a cerimônia, o resto era secundário, então poderia ser tudo do jeito mais simples.

Nós não queríamos presentes, mas nossos amigos insistiam. Muitos nos presentearam com coisas para a festa: ganhamos o bolo, o DJ, o tapete vermelho, parte do chopp e do buffet, ganhamos até bem casados pra dar de lembrancinha...

Não mandei fazer convites. Eu mesma fiz no computador e imprimi. 

Não aluguei vestido, pois são caríssimos. Comprei um tecido simples e levei em uma costureira para que ela fizesse um modelo básico. Gastei uma mixaria com meu vestido e o da minha daminha.

Fui olhar preços de decoração e tudo era muito carro, então, como sou dada a esse tipo de coisa, comprei  o material necessário e fiz tudo, desde os arranjos de mesa até a decoração do salão. Tive grandes ajudas: minhas cunhadas, nossos padrinhos, nossos compadres... todos estavam no salão ajudando a montar as coisas.  Tudo foi da maior simplicidade possível, mas ficou tudo muito lindo e nossos amigos adoraram.

Chegou o dia do casamento e todos estavam ansiosos. A cerimônia foi na igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro de Sapucaia do Sul. Lá as missas são lindas, não tinha dúvidas que o casamento também seria.

Foi um casamento tradicional: teve padrinho atrasado, padrinho que quase não chegou porque ficou preso no trabalho, convidados que chegaram super cedo com medo de perder hora, convidados que chegaram super tarde e perderam a cerimônia, ou seja, foi tudo dentro do que é esperado pra um casamento.

Entrei na igreja com a tradicional marcha nupcial e sem dúvidas que meus olhos já estavam em lágrimas. Olhava pros lados e via nossos amigos lá, também emocionados e não tinha como não passar um filme na minha cabeça.

Nossa daminha e nosso pajen (que eram os nossos sobrinhos/afilhados) estavam lindos. Ela entrou com um buquesinho de flores igual ao meu e ele entrou carregando uma imagem de santo Antônio, onde aos pés do santo estavam as nossas alianças. Somos devotos de Santo Antônio por vários motivos, não só pela tradição de ser o santo casamenteiro. Em outros posts comento mais sobre isso.

O caminho da porta da igreja até o altar parecia longo, não chegava nunca, mas quando olhei pro altar e vi o Amaral lá em cima, não pude segurar e acabei desabando. Quando ele veio até meu encontro, me olhou e disse “tu ta linda”. Borrei toda maquiagem, fiquei parecendo um urso panda com os olhos pretos de tanto que chorei.

A cerimônia seguiu linda, o padre falou coisas belíssimas a nosso respeito. Disse que estava muito feliz por nós estarmos ali mesmo depois já termos uma vida conjugal e de já termos passado por tantas dificuldades. No encerramento da cerimônia, não teve quem não se emocionou quando o padre comentou que a igreja estava lotada, e que isso era a prova de que nós já éramos abençoados, pois tínhamos amigos na terra e um anjo no céu. Só de escrever isso me emociono e meus olhos enchem de lágrimas. Até o padre chorou.

Cerimônia foi realmente linda e muito emocionante, mas ainda sobraram emoções pra hora da festa.

Quando chegamos ao local da festa, todos já estavam nos aguardando. Assim que entramos, agradecemos a presença de todos, pois cada um que estava ali tem um papel importante em nossa vida. Todos ficaram muito emocionados.

A festa seguiu... jantamos, tiramos fotos, dançamos e na hora do brinde e do bolo eu resolvi fazer uma surpresa. Decidi de última hora que eu ia cantar pro Amaral. Só que minha voz é péssima e sozinha eu sabia que ficaria horrível, então chamei todos os convidados pra cantarem comigo e comecei: “eu tenho tanto, pra lhe falar, mas com palavras, não sei dizer, como é grande o meu amor por você...” Me envolvi tanto na emoção daquele momento que acho que parei de cantar no microfone e acabei cantando só pro Amaral, mas quando me dei conta, eu ouvia vozes baixinhas dos nossos amigos cantarolando junto. Foi tão lindo...

Quando acabou a música, olhei pras mesas e estavam todos com os olhos em lágrimas em um clima tão romântico. Acredito que esse foi o momento mais lindo da festa, era um clima de amor tão grande, uma energia tão boa que contaminou todo  mundo.  Duvido que os casais não sairam dali se amando pelo menos um pouquinho mais.

Depois disso, ainda seguimos a festa. Todos estavam muito felizes e contentes com aquele momento.
Teria sido mais que perfeito se não tivessemos tido uns imprevistos durante os preparativos...


Vejam algumas fotos
 


 


 


 


 


 



2 comentários:

  1. Linda demais a união de vcs Grayce! Parabénssss e vcs são abençoados por terem um ao outro!!! Desejo tudo mais maravilhoso pra vcs q merecem mt. Bjãoo

    ResponderExcluir
  2. ola Grayce, emocionante sua historia, e estou passando por ela agora, estou de 28 semanas e meu bebe tem HDC, gostaria de conversa com vc....meu email e ariellamartins@hotmail.com....aguardo seu contato....bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Fique atento(a), pois respondo os comentários no próprio comentário.
Abraço, fique com Deus