quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Um problema arquivado

Eu já tinha comentado aqui que a negociação de venda da nossa antiga casa tinha dado muita dor de cabeça e que falaria sobe isso em outro post. Pois bem, falarei sobre isso hoje.

Quando decidimos vender nossa casa, tínhamos pressa, pois encontramos a casa que queríamos (nossa atual casa) muito rápido. Mas não estava sendo fácil, não encontrávamos compradores. Muitos iam ver a casa, diziam que gostavam, mas não fechavam negócio. Nossa sorte era que também ninguém mais se interessou pela casa de nosso interesse. Ficamos um ano com a casa anunciada na imobiliária e nada, até que resolvemos dar um ultimato: baixamos o preço e nosso corretor se empenhou ao máximo.

Apareceu então um casal que gostou tanto da casa que ficou fazendo várias propostas até fecharmos negócio. Eu não estava gostando muito, pois parecia que o cara só queria tirar vantagem, mas como queríamos muito vender, aceitamos uma negociação que nos fosse favorável.  

O casal tinha um prazo de 90 dias para providenciar o financiamento com a Caixa e nesse meio tempo, poderíamos continuar no imóvel. E na semana seguinte à venda da nossa antiga casa, asinamos o contrato de compra da nossa casa atual. O dinheiro que recebemos de entrada, repassamos diretamente como entrada do outro imóvel.

Isso tudo aconteceu no início de setembro, então o prazo final era início de dezembro. Só que nesse meio tempo, descobrimos a HDC do João Pedro e nossa atenções se voltaram totalmente a isso. As negociações da casas estavam sob cuidados do nosso corretor.

No início de dezembro, que era para concluir as negociações, aconteceu tudo que todos já sabem, e qualquer outra situação não recebia nada da minha atenção. Até que aos poucos fui retornando à realidade e me dei conta que os prazos haviam expirado. Então fomos atrás do nosso corretor pra saber em que pé andavam as coisas.  Ele tentou contato com o casal e não conseguiu, então fomos orientados por um advogado à proceder de acordo com a lei: mandamos uma notificação extra judicial intimando-os a cumprir o contrato assinado, caso contrário, cumprirímos as cláusulas onde estava descrito que em caso de não pagamento o contrato seria encerrado e ficaríamos com o imóvel livre para uma seguinte negociação.

Assim que receberam a notificação, o casal nos procurou dizendo que não poderiam mais concluir a compra e que queriam o dinheiro de volta.

Pera lá..... Como assim???? Mais de 100 dias se passaram sem darem satisfação, aí eles vem querer desfazer a negociação e ainda querer dinheiro de volta..... Que é isso????

Além do mais, o dinheiro que eles nos deram na entrada, nós repassamos como entrada do outro imóvel. E aí que me liguei que desfazendo a venda da nossa casa, perderíamos a compra da outra. Minha nossa, era uma bola de neve, pois o cara de quem compramos a casa também já havia comprado outra.... Por causa de uma pessoa que não honrou sua palavra, várias pessoas seriam prejudicadas, e esses bonitos ainda queriam dinheiro de volta..... Ah, me poupem né.....

Explicamos pra eles que não tínhamos como devolver e também os refrescamos a memória de que estava escrito no contrato que quem desistisse do negócio perderia o valor investido e ainda teria que pagar uma multa de 20%. Nós ainda estávamos sendo bonzinhos e não estávamos cobrando a multa.

Pois bem, passado um mês mais ou menos, recebemos um intimação para comparecer ao fórum, pois estávamos sendo processados por dano moral. Hã???? Não entendi....

Conversando com nosso advogado, ele leu os autos do processo e a causa diz que os fulanos sentiram-se prejudicados moralmente por terem recebido em casa uma notificação extra judicial. Como assim??? Por acaso quando entregam notificações vão fantasiados de palhaço, gritando em uma megafone e estourado balões chamando atenção da vizinhança???? Que desmoralização se pode sofrer em simplesmente receber uma carta e assinar confirmando que recebeu????

E nós??? Eu  o Amaral não fomos lesado por ter que ficar correndo atrás disso, num momento de fragilidade pela perda do nosso filho, pra resolver toda a situação, ter quase perdido a negociação de compra da nossa nova casa e ter atrasado 6 meses a nossa mudança por causa da falta de palavra dessa criatura?????

Enfim, o cara entrou na justiça contra nós, pedindo uma indenização de 40 salários mínimos. Hã????? Por favor.... faz a conta....
Tivemos duas audiências de conciliação na cidade de Esteio, onde não conciliamos nada, e nosso advogado pediu transferência de fórum, visto que o imóvel é na cidade de Sapucaia. A primeira audiência em Sapucaia foi hoje, e este casal simplesmente não apareceu.  

Será que eles perceberam que estavam sendo injustos  cobrando da gente uma coisa absurda e resolveram desistir da causa???? Duvido.... mas vou fingir que penso assim. Mas graças a isso, o processo foi arquivado e dado por encerrado.

Eu confesso que mesmo sabendo que estávamos totalmente dentro da lei, que o contrato registrado estava bem amarrado e que as conseqüências para quem desistisse do negócio estavam bem explicitadas, eu tinha um certo medo de que pudesse dar errado pra gente. Vai saber né, essa justiça no nosso país é tão injusta que a gente nunca sabe.  Mas felizmente, desta vez aconteceu o certo, mesmo que por desistência deles.

Foi melhor assim, pois só o fato de imaginar ter que ficar me explicando pra um juiz já me dá dor de barriga. Sou uma pessoa muito justa e sempre fui extremamente correta. Pago todas as minhas contas em dia, nunca cheguei nem perto de SPC e Serasa. Ficar devendo pra alguém me deixa doente. E pensar na hipótese de ser condenada por um fato injusto, me dá até calafrios...

Sou justa e correta sempre e assim espero que as coisas aconteçam comigo. Finalmente um problema resolvido.

Deus é justo, Esse não erra nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar.
Fique atento(a), pois respondo os comentários no próprio comentário.
Abraço, fique com Deus